top of page
Design sem nome (5).png
Logo_Seminário.png

ter., 08 de out.

|

Universidade Federal Fluminense

XII Seminário Fluminense de Sociologia 2024

O XII Seminário Fluminense de Sociologia, evento realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo tema é “Crises e transformações: Desafios Sociológicos na Política, Meio Ambiente e Educação”, será realizado no Campus Gragoatá, em Niterói (RJ), entre os dias 08 e 09 de outubro de 2024.

Horário e local

08 de out. de 2024, 08:00 – 09 de out. de 2024, 18:00

Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá - R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-201, Brasil

Sobre o evento

1. OBJETIVOS DO EVENTO

Seu objetivo é fomentar o debate e o intercâmbio acadêmico entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da área, tornar públicas as pesquisas desenvolvidas pelos alunos/as/es do PPGS (matriculados e egressos), estimular a troca de ideias entre pesquisadores de outras instituições que possuam trabalhos relevantes aos grupos de trabalho (GT) propostos e gerar oportunidade de divulgação a um público mais amplo, independentemente das diferentes etapas em que se encontrem as suas investigações.

 2. GRUPOS DE TRABALHO 

GT-1 EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES

Coordenadores: André Vieira e Ana Priscila Carvalho

O papel decisivo da educação como mediadora entre origens e destinos sociais tem sido objeto de longa tradição de estudos sociológicos. Como critério para determinar recompensas sociais como renda, prestígio e poder, os sistemas educacionais constituem elemento central para entender as múltiplas formas de desigualdades nas sociedades contemporâneas. O GT pretende reunir trabalhos que contribuam para o avanço teórico e empírico sobre a relação entre educação e desigualdades, sobretudo no contexto das políticas de expansão e diversificação educacional implementadas nas últimas décadas no Brasil.

 GT-2 CULTURA, REPRESENTAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS 

Coordenadores: Jorge de La Barre e Guilherme Marcelino

Este Grupo de Trabalho (GT) convida pesquisadores de diferentes áreas que atuam no campo dos processos criativos em suas diversas facetas e interseções na sociedade contemporânea. Por meio de análises críticas e empíricas, buscamos compreender como os processos criativos impactam nas percepções e realidades em um mundo em constante mudança. Exploramos temas como mundos da arte, economia criativa, microempreendedorismo. Nosso foco está especialmente voltado para compreender os resultados e impactos dessas produções na sociedade. Damos ênfase a pesquisas interdisciplinares que integrem sociologia, estudos culturais, antropologia, estudos de gênero, comunicação e outras disciplinas das ciências humanas. Valorizamos trabalhos originais que apresentem rigor metodológico e clareza na escrita, contribuindo para enriquecer o debate sobre a complexidade dos processos criativos no mundo contemporâneo.

 GT-3 SOCIOLOGIA ECONÔMICA 

Coordenadores: Cristiano Monteiro e Ana Claudia Bessa

O GT visa reunir pesquisadoras/es que trabalham com teorias e conceitos relacionados à subárea da Sociologia Econômica, enfatizando abordagens que incorporem as dimensões sociais, políticas e culturais da economia. O GT privilegia a recepção de trabalhos que combinem pesquisa empírica com análise teórica e valoriza a diversidade teórico-metodológica que tradicionalmente caracteriza os eventos de Sociologia Econômica. O GT contempla temas como dinheiro(s) e finanças, redes econômicas, inovação, capitalismos comparados, setores econômicos, desenvolvimento, sistemas transnacionais de produção, moralidades e economia, financeirização, mercados de trabalho e organizações.

 GT-4 RELIGIÃO, POLÍTICA E MÍDIAS 

Coordenadores: Christina Vital, Lais Santos, Lucas Rocha e Suzanne Mendonça

A religião tornou-se tema de muitas pesquisas acadêmicas brasileiras desde meados do século XX, a partir da busca de uma interpretação que oferece maior espaço para a compreensão das diferentes práticas e esferas da vida social como política, economia, artes, mídias, entre outros. Neste grupo de trabalho busca-se debater pesquisas empíricas ou teóricas, concluídas ou em andamento, de pesquisadores que se encontrem em qualquer nível da formação acadêmica, as quais debatam sobre aspectos envolvendo diferentes religiões, em especial que interseccionam com política e mídias. Essa proposta integra os interesses e pesquisas de alunos do PPGS, de um modo geral, e daqueles ligados ao LePar – Laboratório de estudos sócio antropológicos em política, arte e religião (UFF), em especial.

 GT-5 SOCIOLOGIA DIGITAL 

Coordenadores: Jair de Souza Ramos e André Viana

Este Grupo de Trabalho se dedica às pesquisas sobre tecnologias digitais de comunicação e seus efeitos na configuração de socialidades, modos de subjetivação e relações de poder. Essas tecnologias são, simultaneamente, um produto social e um ator em redes sociotécnicas. O que supõe: 1) como os media digitais são estruturados social e culturalmente e, ao mesmo tempo, participam da estruturação da sociedade e da cultura, prestando particular atenção às articulações de gênero e outras diferenças; 2) os media não são apenas um conjunto de tecnologias com as quais os agentes lidam segundo sua vontade, ao contrário, essas tecnologias estão organizadas em formatos institucionais, a exemplo das plataformas e aplicativos, também perpassadas por finalidades econômicas e políticas que impactam os modos pelos quais os agentes utilizam mídias digitais. A partir desse último ponto, busca-se ainda compreender o impacto da produção e do armazenamento de grandes volumes de dados – big data – em diferentes esferas sociais, bem como na circulação e recepção do conhecimento científico e das ideias.

 GT-6 RAÇA E INTERSECCIONALIDADES 

Coordenadores: Flávia Rios e Danilo França

Este GT se dedicará a reunir pesquisas que trabalhem com uma perspectiva relacional sobre raça e racismo a fim de compreender os processos de reprodução e transformação das relações raciais brasileiras. São desejáveis para a discussão desse GT temas como: segregação urbana, desigualdades, mobilização política, interseccionalidade, identidades e ações afirmativas. São bem-vindas tanto as pesquisas empíricas como teóricas.

GT-7 SEXO, GÊNERO, PODER E DESIGUALDADES

Coordenadora: Verônica Toste Daflon

Esse Grupo de Trabalho convida discussões teóricas e empíricas sobre sexo, gênero, poder e

desigualdades. Valorizamos desde pesquisas sobre desigualdades e as relações sociais

cotidianas até trabalhos que se debruçam sobre o problema nas organizações, instituições,

mercado e cotidiano. O GT recebe trabalhos de diversas orientações teóricas e metodológicas,

privilegiando o olhar sociológico para os processos, mecanismos e materialidades. As

temáticas podem abordar a divisão sexual do trabalho, o controle da reprodução, a guerra, a

violência, as políticas públicas, o ordenamento legal e assim por diante.

GT-8 SOCIOLOGIAS DA NATUREZA, DA TERRA E DO MEIO AMBIENTE

Coordenadores: André Dumans Guedes e Leila Maribondo

Ainda que tardiamente, as questões relativas ao “meio-ambiente”, à “ecologia” ou à

“natureza” vêm ocupando crescente atenção dos sociólogos. Esses tópicos têm sido

abordados pela disciplina a partir de objetos diversos: os avanços das fronteiras de

acumulação capitalista; o agronegócio, as plantations e o neoextrativismo; os conflitos

socioambientais e os efeitos nocivos de empreendimentos e projetos de desenvolvimento; as

lutas de atingidos, indígenas, quilombolas, pescadores, povos e comunidades tradicionais; os

racismos e desigualdades socioambientais; as formas de governo e as políticas públicas do

meio ambiente; a transição ecológica e a economia verde; as diversas apropriações e

transformações dos discursos, práticas e instituições ecológicas; os efeitos das pandemias; as

catástrofes climáticas e o aquecimento global; o “Antropoceno”, o “Capitaloceno” e o

“Plantationoceno”; as relações entre terra, território e a Terra; as relações humano-animal (e

os agenciamentos e composições entre humanos e não-humanos); os estudos da ciência e

tecnologia; as problematizações dos grandes divisores “naturalizando” a separação entre

natureza, de um lado, e cultura e sociedade, de outro; os encontros entre a questão ambiental

e a questão colonial. Todos esses temas nos interessam, e convidamos os estudantes

trabalhando com eles a nos apresentarem propostas para esse GT.

 GT-9 SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA: INTERSECÇÕES DE RAÇA, GÊNERO, CLASSE E TERRITÓRIO 

Coordenadores: Juliana Vinuto, Carolina Grillo e Matheus de Moura

Este GT se dedicará às pesquisas prontas ou em andamento que abordem de forma central a relação entre raça, racismo, gênero, classe e violência urbana, focando assim em fomentar abordagens que ainda seguem marginalizadas tanto no campo da Sociologia da Violência, quanto na de Raça. O objetivo, assim, é que se fale das produções de conflitos e opressões no meio urbano, bem como outras configurações territoriais, a partir de uma perspectiva interseccional que não marginalize as estruturas de poder centrais das relações sociais brasileiras em prol de uma sociologia sobre violência ensimesmada.

 GT-10 TEORIA DA MEMÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS 

Coordenadora: Joana D’Arc Ferraz

O objetivo deste GT é abrir debates acerca das diferentes correntes da teoria da memória, no campo da teoria social. Problematizar o conceito de memória e as suas vinculações com as lutas políticas contemporâneas na (re)construção das (re)existências comunitárias. Analisar a produção da memória coletiva , a partir de uma perspectiva ética-poética-política-pedagógica-econômica.

  DATAS IMPORTANTES

  • De 07/08 até 22/08/24 - Período de submissão de resumos.
  • De 26/08 até 16/09/24 - Avaliação de resumos por coordenadores.
  • Dia 18/09/24 - Divulgação dos resumos aprovados e programação.
  • Dias 08/10/24 e 09/10/24 - Realização do Seminário Fluminense de Sociologia.

Compartilhe este evento

bottom of page